29 de abr. de 2008

Colar de Contas

Colar de contas

Autoria: Fernanda Blaya Figueiró
Co-autoria: Angelita Soares

Foi, num dia, em que o sol atravessou as gotinhas que molhavam o jardim, espalhando no ar um mundão de cores...!!
Isso que era paraíso, sim!!!Um imenso jardim de flores...!!!
Elin usava um chinelo de seda e um vestido de flores... E parecia até...Uma fada de Amores...!!!No alto de uma montanha bem alta, ela morava. E fazia colares de contas, com pequenas sementes de abóbora que juntava.
Naquele dia, quis fazer um colar de contas coloridas, com muitas sementes diferentes... De todas as formas de vida...!!!
Um saquinho de algodão ela pegou e na casa dos vizinhos foi passando pra mudar sua criação.Seu João tinha feijão, dona Ricota: pipoca. E, assim, ela foi enchendo o saquinho, com arroz, milho, lentilha, girassol, tudo bem miudinho...!!!Não faltou nem alfafa.Com tudo aquilo, ela fez um lindo colar de coloridas contas... De uma a outra ponta.
O tempo foi passando, as cidades foram crescendo e as sementes, pouco a pouco, escasseando.Elin contava as sementes que iam sumindo... Arroz? Não dá dinheiro e... Sumia o arroz... O ano inteiro...!Feijão? Ninguém mais gosta... Lá se foi o feijão... Trigo? Dá praga... O pãozinho desaparecia... Nem um grãozinho nas padarias...!!
No alto da montanha, ela via que faltava o laranja da abóbora, o verde do abacate, o vermelho da maçã, o azulado da berinjela, e o encarnado do tomate...!!! Até o amarelo do girassol...Faltava em dias de sol!!!
Preocupada, foi buscar seu saquinho e, com a ajuda dos vizinhos, criaram vários pequenos jardins coloridos... Um só faz, mas faz pouco...Muito é feito, quando todos são unidos...!!!A idéia virou moda e todos queriam um jardim em casa...Formando uma grande e colorida roda...!!!Os passarinhos adoraram, as sementes se multiplicaram e o sol pintou o céu de todas as cores...Como um formoso jardim de flores...!!!
Hoje, é assim, o colar de Elin, não tem mais fim...

Nenhum comentário: