20 de set. de 2008

Cavalgada de Vinte de Setembro!!!




Cavalgada de Vinte de Setembro!!!


Vinte de Setembro. Todos na chácara acordaram cedo, um lindo sol brindava os gaúchos. Oto usava pilcha completa, uma roupa típica do povo gaúcho, que inclui: botas, bombachas, camisa, lenço da cor partidária e chapéu. Pinhão estava com sua melhor montaria, o pêlo bem escovado e as crinas aparadas. Os dois participariam do Desfile Farroupilha, uma homenagem do povo gaúcho aos revolucionários que lutaram durante dez anos pelos ideais de: Liberdade, Igualdade e Humanidade.
Sibile acompanhou todo o movimento de sua árvore, antes das sete horas já haviam vários cavaleiros reunidos, todos bem trajados e orgulhosos. Oto e Pinhão partiram na frente do grupo levando a bandeira do Rio Grande do Sul.
Catarina estava no grupo, montando a égua Bolinha, uma das filhas de Pinhão. Sibile adorou o vestido que ela usava, era verde escuro, bordado com uma renda branca muito delicada. O encanto que Catarina exercia sobre Oto era visível, e, correspondido.
Quando passaram por sua árvore a cobrinha não agüentou e sacudiu os jasmins-dos-poetas,que cresciam junto ao tronco, perfumando o ar e criando uma providencial chuvinha de flores... Catarina sorriu e Oto percebendo colheu as flores para ela. Bolinha se aproximou do pai e o jovem casal liderou a cavalgada.
Depois tudo voltou a calma e o dia prometia ser longo e feliz... Sibile aproveitou o silencio para dormir mais um pouquinho... Como será que era viver naquele tempo??? Sua árvore devia saber, já que era muito antiga...
A cobrinha sonhou com os guerreiros, as batalhas, mas acordou satisfeita com a Paz. E, com o som do violão e da gaita.
A chácara estava em festa: chimarrão, carreteiro, churrasco, saladas e mandioca. Como sobremesa cucas, compotas e muitos doces.
- Viva o Vinte de Setembro!!
- Viva!!
Sibile comemorou comendo uma perdiz... Pinhão, bolinha e os outros animais acompanharam tudo atentamente.A vida fluía com paz e tranqüilidade.



Viamão, 20 de setembro de 2008

Autoria: Fernanda Blaya Figueiró

Nenhum comentário: